Blog dos Advogados
Aposentadoria por Tempo de Contribuição Negada

Um dos benefícios que sofre maior incidência de indeferimentos é a aposentadoria por tempo de contribuição, tanto na modalidade integral como na proporcional.

Abaixo destacamos os principais motivos pelos quais o INSS indefere a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição:


1. Negativa de conversão de atividade especial em comum:

O INSS não aceita a conversão da atividade especial (trabalho exposto a agente insalubre ou perigoso) em comum, mesmo com a comprovação através de laudos (PPP).

Nesses casos, via de regra, será necessário ingressar com uma ação judicial.


2. Tempo de contribuição insuficiente:

Antes de ingressar com o pedido de aposentadoria é necessário verificar se realmente o segurado atingiu o tempo de contribuição mínimo para a concessão do benefício.


3. CNIS desatualizado:

O CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) é a base de dados do INSS que contem todas as informações do segurado, inclusive os vínculos empregatícios e períodos de contribuição como segurado facultativo ou obrigatório.

Caso o tempo de contribuição necessário não conste no CNIS , o segurado terá a aposentadoria negada.

Felizmente através de provas documentais é possível atualizar o CNIS.


4. Carteira de trabalho rasurada, danificada ou extraviada:

Caso tenha perdido a carteira de trabalho ou os dados estejam ilegíveis, será necessário comprovar com outro documento o período pleiteado, sob pena de indeferimento.


5. Falta de recolhimento do empregador:

Muitas vezes o segurado é surpreendido pela falta de contribuição previdenciária pela empresa. Nesses casos o INSS, de forma equivocada, não considerará o período laborado para fins de aposentadoria, devendo o trabalhador buscar um profissional qualificado para reverter essa situação.


6. Contribuição em atraso:

O contribuinte individual (autônomo ou empresário) deve conferir se todas as contribuições foram devidamente pagas. Caso haja algum débito, deve promover a quitação, desde que tenha como comprovar a atividade exercida nesse período.

Caso haja interesse, a TCM - ADVOCACIA oferece serviço de planejamento, cálculo, concessão e revisão de aposentadoria por tempo de contribuição.

Se deseja o atendimento de um profissional, clique na imagem abaixo para iniciar um contato online.


Fale com a TCM Advocacia

São Paulo: (11) 3101-3426 / 3101-0622
Sorocaba: (15) 3346-7228 / 3346-7237
WhatsApp: (15) 98169-1932

Comentários
Existem 7 comentários para esta publicação.
DALVA MARIA GOMES
Gostaria de agendar um dia para aposentaria tempo de serviço/invaliz
Em resposta a DALVA MARIA GOMES

Olá, prezado.

Primeiramente gostaríamos de agradecer seu contato e confiança.

Pedimos que entre em contato através dos telefones (11 3101-0622 / 15 3346-7228) ou por e-mail: juridico@tcmadvocacia.com.br, para solicitar o agendamento da sua consulta.

Atenciosamente,

TCM Advocacia.

gerson
Olá eu estou com 1 ano e meses pra aposentar a empresa tá me mandado embora eles podem fazer isso ???? eles tem que paga alguma multa pra mim
Em resposta a gerson

Ola prezado sr. Gerson

Primeiramente gostaríamos de agradecer contato e confiança.

Caso a convenção coletiva da categoria do sr. faça expressa menção a estabilidade pré-aposentadoria (normalmente o trabalhador não pode ser mandado embora, sem justa causa, faltando 18 meses para conseguir sua aposentadoria) o sr. não pode ser dispensado.

É importante ter acesso a essas informações e avisar a empresa, muitos casos conseguimos até mesmo evitar a dispensa imotivada.

Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida estamos à disposição, entre em contato pelo e-mail: juridico@tcmadvocacia.com.br ou por um de nossos telefones.

Atenciosamente,

TCM Advocacia.


Luzia
Boa tarde! Em caso de aposentadoria por tempo de contribuição para servidores publico é necessário juntar algum comprovante como servidor ou o INSS tem a informação?
Em resposta a Luzia

Ola prezada sra. Luzia

Agradecemos o contato, é preciso pedir a Certidão de Tempo de Contribuição para fazer a compensação entre os regimes.

Caso tenha, ainda, alguma dúvida, peço que entre em contato por e-mail: juridico@tcmadvocacia.com.br

Atenciosamente,

TCM Advocacia.

Paulo jose de araujo
Aposentadoria por tempo de contribuicao indeferida
Em resposta a Paulo jose de araujo

Ola prezado sr. Paulo.

Agradecemos o contato, entraremos em contato no e-mail informado para entendermos quais foram os motivos alegados pelo INSS para negar seu benefício.

Atenciosamente,

TCM Advocacia.

joel marques costa
Boa Tarde Srs, Tenho 50 anos de idade e 31 anos e 5 meses de Contribuição Trabalhei 11 anos na Metalurgica VILLARES meus amigos dizem que eu tenho direito a 4 anos do PPP que somando da os 35anos.Essa informação procede ja posso me Aposentar?Atualmente estou Trabalhando em um Condominio Comercial sou Encarregado de Manutenção e estou a 12anos nesse Emprego.o PPP do Condominio tambem conta?
Em resposta a joel marques costa

Ola prezado sr. Joel

Agradecemos o contato.

É imprescindível, inicialmente, a confecção de um cálculo para identificar todo tempo de contribuição do sr.

Estamos à disposição do sr. para uma avaliação detalhada do seu caso, peço que entre em contato por e-mail: juridico@tcmadvocacia.com.br, ou pelo telefone.

Atenciosamente,

TCM Advocacia.

Jose Wellington cavalcante
Tenho 32.de serviço prestado e oito anos de salubridade daria pra aposenta
Em resposta a Jose Wellington cavalcante

Ola prezado sr. Jose

Agradecemos o contato, precisamos fazer os cálculos somando todo o tempo de contribuição e convertendo os períodos especiais.

Precisamos que envie todos os documentos para o seguinte e-mail: juridico@tcmadvocacia.com.br

Atenciosamente,

TCM Advocacia.

SEBASTIÃO EDSON ANTUNES DE OLIVEIRA
Dei entrada na documentação para efeito de obtenção da Aposentadoria por tempo de contribuição (35 anos). Logo após entrega de toda documentação refiz a contagem do tempo de trabalho e percebi que tinha 34 anos e 26 dias faltando então exatamente 4 dias para completar os 35 anos de contribuição. Qual seria ação do INSS nesse caso?
Em resposta a SEBASTIÃO EDSON ANTUNES DE OLIVEIRA

Ola prezado sr. Sebastião.

Agradecemos o contato, antes de fazer um novo pedido seria importante refazer esses cálculos, caso seja confirmado o tempo de contribuição faltante é preciso fazer um novo pedido.

Caso tenha, ainda, alguma dúvida, peço que entre em contato por e-mail: juridico@tcmadvocacia.com.br

Atenciosamente,

TCM Advocacia.

Adicionar um comentário