Blog TCM Advocacia
Aposentadoria Especial: Motorista

O motorista de ônibus, caminhão ou qualquer outro veículo pesado tem direito a antecipar sua aposentadoria, através da concessão de uma aposentadoria especial.

Para comprovar a atividade especial o segurado deve obter junto as empresas em que trabalhou o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), descrevendo a atividade desempenhada.

O problema surge quando a empresa fechou ou faliu. Nestes casos o segurado deve procurar outras formas para comprovar a atividade de motorista, tais como:

- Multa de trânsito, Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho, documento do veículo em nome próprio, notas de frete, sentença trabalhista.

Importante salientar que até 28/04/1995 o reconhecimento da atividade especial pode ser obtido pelo enquadramento por categoria profissional, bastando somente a anotação da função no contrato registrado na Carteira de Trabalho.

Infelizmente, na esfera administrativa, o INSS vêm indeferindo os pedidos de aposentadoria especial do motorista, cabendo ao segurado buscar seu direito junto ao Poder Judiciário.

Se desejar esclarecer suas dúvidas com um especialista, clique na imagem abaixo para iniciar um contato online. 

Comentários
Existem 11 comentários para esta publicação.
Adailton Mateus da Paixão
Oi boa noite... Trabalho como motorista de caminhão a uns 30 anos. ..7 destes trinta, trabalhei como autônomo, mas paguei o carnê do INSS. Tenho 50 anos, e gostaría de saber se js posso dar entrada na aposentadoria e como funciona?o que devo fazer... Obrigado
Em resposta a Adailton Mateus da Paixão

Olá, prezado.

Primeiramente gostaríamos de agradecer seu contato e confiança.

O primeiro passo é reunir todos os documentos, principalmente os Laudos da atividade especial (PPP, SB40, DSS8030) e, em seguida, fazer um cálculo para apurar com exatidão qual o tempo de contribuição do sr.

Caso tenha, ainda, alguma dúvida pedimos que entre em contato através dos telefones ou por e-mail: juridico@tcmadvocacia.com.br.

Atenciosamente,

TCM Advocacia.

sidnei
boa tarde tenho 49 de idade e 19 anos de contribuicao com onibus urbano e 5 anos em transportadora mais 5 em outras funçao como porteiro e repositor somando 29 de contribuiçao sera que tenho direito na aposentadoria especial ou ainda falta muito tempo
Em resposta a sidnei

Olá, prezado.

Primeiramente gostaríamos de agradecer seu contato e confiança.

O primeiro passo é reunir todos os documentos, principalmente os Laudos da atividade especial (PPP, SB40, DSS8030) e, em seguida, fazer um cálculo para apurar com exatidão qual o tempo de contribuição do sr.

Caso tenha alguma dúvida pedimos que entre em contato através dos telefones ou por e-mail: juridico@tcmadvocacia.com.br, para que possamos confeccionar o cálculo em comento.

Atenciosamente,

TCM Advocacia.

Pedro alves dos santos
bom dia. tenho 51 anos, tenho 36 e quatro meses de carteira assinada, já poderia pedir aposentadoria por tempo de contribuição, porém o salário cai muito. minha pergunta é, posso usar o tempo de ppp para somar, idade, tempo de cont. e ppp complementar o tempo e aposentar pelo fator 85/95, trabalho nos correios como motorista desde agosto de 1994, c/ caminhão pesado, porem no ppp o correio coloca: veículos leves, médios e pesasdos. desde já agradeço a ajuda.
Em resposta a Pedro alves dos santos

Olá prezado sr. Pedro.

Entraremos em contato pelo e-mail informado para maiores informações.

Atenciosamente,

TCM Advocacia

Fernando lopes da silva
Ola pessoal, bom dia, trabalho registrado e nas horas vagas como motorista da UBER, consigo algum beneficio com a nota de tomador de serviços que eles me encaminham semanalmente?
Em resposta a Fernando lopes da silva

Olá, prezado.

Primeiramente gostaríamos de agradecer seu contato e confiança.

Infelizmente não consegue nenhum benefício só com essas notas.

Caso tenha alguma dúvida pedimos que entre em contato através dos telefones ou por e-mail: juridico@tcmadvocacia.com.br

Atenciosamente,

TCM Advocacia. 

Antero de Araújo pirangy
Tenho 57 de idade trabalho registrado a mais de 22anos como motorista de diretoria estou com um poblema na coluna cervical cid m54.2 m50.8 gostaria de saber se poso pedir aposentadoria pois meu pescoço chega a travar e sinto muitas dores vivo no medicamento diário por gentileza uma orientação obrigado
Em resposta a Antero de Araújo pirangy

Ola prezado.

Primeiramente gostaríamos de agradecer contato e confiança.

Aposentadoria especial de motorista o sr. só pode pedir com 25 anos de efetiva atividade e, pela descrição, ainda não há tempo suficiente.

Diante dos problemas físicos o sr. pode pedir um auxílio-doença/aposentadoria por invalidez e o perito do INSS vai avaliar a condição física do sr, com base nisso o INSS pode conceder ou não um benefício por incapacidade.

O primeiro passo é fazer esse pedido no INSS.

Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida estamos à disposição, entre em contato pelo e-mail: juridico@tcmadvocacia.com.br ou por um de nossos telefones.

Atenciosamente,

TCM Advocacia.

Elias Angelo de Oliveira
boa tarde, gostaria de saber se os senhores poderiam esclarecer uma duvida para mim: tenho 57 anos de idade, trabalho como motorista de caminhão registrado em carteira desde 1984, em 1992 entrei na SABESP ( companhia de saneamento básico do estado de são paulo) onde trabalho até hoje, sempre como motorista de caminhão , sendo que a partir de janeiro de 2011 passei a receber periculosidade,gostaria de saber se eu ja teria direito a aposentadoria especial, ou por tempo de serviço. att.
Em resposta a Elias Angelo de Oliveira

Ola prezado sr. Elias.

Agradecemos o contato.

É fundamental, inicialmente, a confecção de um cálculo para identificar o tempo de contribuição total e o melhor momento para fazer o pedido de sua aposentadoria.

Estamos à disposição do sr. para uma avaliação detalhada do seu caso, peço que entre em contato por e-mail: juridico@tcmadvocacia.com.br, ou pelo telefone.

Atenciosamente,

TCM Advocacia.

roberto alves
gostaria de u m ma orientaçao atraves de um advogado pois trabalho como motorista
Em resposta a roberto alves

Ola prezado sr. Roberto

Agradecemos o contato, pedimos que entre em contato pelo e-mail: juridico@tcmadvocacia.com.br ou por telefone.

Pode contar conosco para a orientação desejada.

Atenciosamente,

TCM Advocacia.

Leonardo Batista
Gostaria de saber se o motorista de ônibus tem direito a aposentadoria especial.
Em resposta a Leonardo Batista

Ola prezado sr. Leonardo

Agradecemos o contato, sim, o motorista de ônibus tem direito à aposentadoria especial.

Caso tenha, ainda, alguma dúvida, peço que entre em contato por e-mail: juridico@tcmadvocacia.com.br

Atenciosamente,

TCM Advocacia.

Rogério Barbosa
Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida. Tive um infarto a 30 dias, estou afastado pelo médico e vou passar em perícia dia 28. Sou motorista de caminhão e viajo pelo nosso país. Gostaria de saber se nesse caso eu tenho direito a aposentadoria. Grato pela atenção
Em resposta a Rogério Barbosa

Ola prezado sr. Rogério

Agradecemos o contato, mas infelizmente as informações apresentadas não são suficientes para uma resposta, peço que entre em contato por e-mail: juridico@tcmadvocacia.com.br ou pelo telefone para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

TCM Advocacia.

Ricardo Rosseti
Tenho 20 anos como transportador escolar, mas não tenho registro para comprovar, mas sou legalizado na prefeitura de São Paulo todos esses anos, será que consigo essa aposentadoria especial quando tiver os 25 anos?
Em resposta a Ricardo Rosseti

Ola prezado sr. Ricardo.

Agradecemos o contato, mas para conseguir aposentadoria especial de motorista é preciso um laudo que comprove que a atividade é insalubre, caso não tenha é preciso providenciar.

Encaminhamos para um profissional de nossa confiança para confecção do PPP, entre em contato em uma de nossas unidades para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

TCM Advocacia.

pedro feitosa de lima
gostaria de tirar algumas duvidas com vcs quem sabe marca um horario em um dos suas advocacia em sao paulo obrigos tele fone 40541185 pedro
Em resposta a pedro feitosa de lima

Prezado Pedro,


Entraremos em contato para marcar um horário.

Agradecemos o contato.

TCM - ADVOCACIA

Adicionar um comentário
Leia Mais