Blog TCM Advocacia
Aposentadoria Especial: Dentista

O cirurgião-dentista está constantemente exposto a agentes nocivos a saúde (insalubres), tais como vírus, bactérias, fungos, radiação, dentre outros.

Essa exposição prolongada a agentes insalubres garante o direito a concessão de aposentadoria especial, tanto para os dentistas autônomos quanto para os empregados.

A concessão de uma aposentadoria especial implicará nas seguintes vantagens:

- Aposentadoria com apenas 25 anos de tempo de contribuição;

- Afastamento da incidência de fator previdenciário.

Para obter a aposentadoria especial o cirurgião-dentista deve obter o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) junto aos estabelecimentos em que trabalhou.

No caso do profissional autônomo, deve-se contratar um engenheiro do trabalho para confeccionar o laudo.

Devido a complexidade envolvida no requerimento da aposentadoria especial, é sempre recomendado entrar em contato com um advogado  para obter uma orientação mais detalhada.

Clique na imagem abaixo para iniciar atendimento online e esclarecer suas dúvidas com um especialista.


Comentários
Existem 4 comentários para esta publicação.
Regiane Soares de Mattos
Sou cirurgiã-dentista e tenho 29 anos de tempo atividade para pedido de aposentadoria especial. O sindicato dos dentistas fez o pedido ao INSS que foi indeferido. O sindicato então entrou com processo que foi julgado parcialmente indeferido por não ter sido caracterizada a habitualidade, os laudos foram considerados inconclusivos, tendo sido reconhecidos apenas 9 dos 20 anos trabalhados. O sindicato entrou com recurso, assim como o INSS que está desde 2014 para ser julgado. Acontece que o sindicato não juntou o mandado de injunção coletivo da categoria para justificar no processo. Será que irei perder o processo? Grata
Em resposta a Regiane Soares de Mattos

Olá prezada sra. Regiane.

Primeiramente agradecemos a preferencia e confiança.

A nossa orientação é sempre evitar a propositura de ações judiciais através do sindicato, pois, infelizmente, tem sido recorrente a imperícia desses profissionais no trato das questões jurídicas.

Somente com as informações prestadas não podemos afirmar que a sra. vai perder ou ganhar a ação.

Estamos à disposição para maiores esclarecimentos, entre em contato através do e-mail: juridico@tcmadvocacia.com.br, ou por um de nossos telefones.

Atenciosamente,

TCM Advocacia. 

Maria Cláudia Bonfim
O PPP deve ser feito apenas no momento da aposentadoria ou já devo providenciar este documento para já ter em mãos? Obrigada.
Em resposta a Maria Cláudia Bonfim

Ola prezada sra. Maria

Agradecemos o contato, nossa orientação é no sentido de já solicitar os laudos das atividades anteriores, para evitar atrasos na concessão de sua aposentadoria.

Atenciosamente,

TCM Advocacia.

DANIELE DIAS LIMA OSAKABE
Vcs conferem as contribuições já feitas, meu marido é Cirurgião Dentista e preciso de orientções para dar entrada na aposentadoria dele, já foi contrib autonomo, individual e agora como empresário. Fico no aguardo 
Em resposta a DANIELE DIAS LIMA OSAKABE

Ola prezado sra Daniele.

Agradecemos o contato, entraremos em contato no e-mail informado para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

TCM Advocacia.

Márcia Lopes Rosa
Já tenho mais 25 anos de trabalho como dentista do governo do estado de São Paulo regime CLT.Solicitei a PPP junto ao rh em fevereiro e até agora não me forneceram o documento. Alguns colegas estão esperando há mais de um ano. Tenho um agendamento no INSS 20/06. Q faço? Vou ser prejudicada pelas mudanças nas regras da previdência?
Em resposta a Márcia Lopes Rosa

Olá Prezada,

Para a obtenção do PPP o caminho mais rápido seria através da via judicial.

Entraremos em contato para maior esclarecimento.

Atenciosamente,

TCM advocacia.
Adicionar um comentário
Leia Mais